domingo, 18 de dezembro de 2011

começando pelos finalmentes...

   Pois é, vou começar esse Blog pelo fim, pela sua finalidade... vou começar falando que quero ser Brasileira !  Sim dessas que têm o samba no pé, mandam bem na cozinha e têm o coração gigante. Dessas que têm molejo, gingado, riem na hora de chorar, choram de felicidade e tem garra para as lutas do dia-à-dia. Dessas que saem de casa as 7 da manhã levam os filhos a escola, o marido no trabalho, chefiam a empresa, mandam na casa e ainda arranjam um tempo para estar com as amigas no bar no fim de sexta-feira. Resumindo : Quero entender o que que a Baiana,ou no caso Brasileira ,tem. Não só brasileira, mas os os brasileiros no geral. Sejam homens, mulheres, crianças e idosos. Esse blog é uma forma de demonstrar a admiração por um jeito diferente de todo mundo de ser, ver e viver.
   Agora vamos voltar ao inicio, ao motivo, que o fim vocês já sabem.
   Sem grandes rodeios, sou uma mineirinha , nascida em Belo Horizonte, mas que desde os 8 anos vive em terras além mar, na terra da lágrima na voz, da melancolia e dos pastelinhos de Belem. Vivi durante 11 anos na pequena Leiria, e automaticamente ficou incutida em mim a cultura Portuguesa mas sem nunca deixar o sangue de índio, negro, ou seja lá o que de se manifestar. Sempre digo meu coração verde e amarelo, verde e vermelho, lusobrasileiro... dança o samba e canta o fado.
   Sempre tive contacto com o Brasil, férias . Mas este ano decidi voltar de vez ( ou até 'quando Deus quiser ') para grande espanto dos amiguinhos Portugueses, e ate mesmo da minha família. Cheguei  aqui nos meus plenos 19 anos, a exatos 30 dias. Nesse tempo venho reparado nas pequenas coisas , nas pequenas atitudes e habitos  do povo brasileiro que me encantam, que me fascinam e me chamam a atenção.
   Desde que cheguei sempre pedi aos meus amigos para me "ensinarem essa brasilidade toda", pois me sinto uma "turista na minha própria cidade" ( falando pois é natural que me sinta turista!!). Por isso resolvi fazer esse blog para mostrar aos coleguinhas do velho continente que o Brasil pode ter muito mais do que caipirinha e mulher pelada. Que nós somos muito, embora nos desvalorizemos de mais.
   O foco será no comportamento!!! Será nesse aprendizado das pequenas acções do dia-à-dia , da música, gastronomia, literatura... e tudo e qualquer simples coisas que me mostrem, e possam deixar claro a todos, o que esse país tem que não tem em lugar nenhum!
    E como é um blog de aprendizado peço a quem quiser me ajudar a reparar, a ouvir e prestar atenção nessas brasilidades existentes por aí estão à vontade. Seja o que for, o que importa que seja totalmente made in Brasil ( não usem essa frase como exemplo de brasilidade).
   Prometo ser muito mais objectiva, menos paleio , mais acção nos próximos posts !
   Ah e me desculpem a mistura de escritas, dos "dois portugueses", mas como irão reparar muitas vezes essas duas culturas se tornam uma em mim.
  Gajos e gajas, garotos e garotas sejam bem vindo ao meu mundo, em busca de Brasilidade !

ps: antes que me esqueça, acho essa música muito representativa de toda lusobrasilidade em mim ...

Fado Tropical - Chico Buarque



8 comentários:

  1. Acabei de ler a introdução do seu Blog, é muito bacana ter o Brasil como principal foco no seu tema .É um assunto muito carente e que poucos abordam . ParAbéns.

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte com o recomeço.Que seja um período de satisfação e grandes aprendizados.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. América, Europa.
    Brasil, Portugal.
    Dupla nacionalidade.
    Dupla cultura.
    Duplo aprendizado.

    ResponderExcluir
  5. Poxa, adorei o seu texto!
    Escreve muito bem!
    Lindo aqui! :)

    ResponderExcluir
  6. Passei aqui, porque acabei de criar meu blog. E estava vendo as comunidades. Achei você perdidinha por lá, como uma turista...
    Bom seja bem-vinda ao blog, seja bem-vinda ao Brasil... E achei no mínimo sua ideia genial. Parabéns :)

    ResponderExcluir
  7. AMEI o intuito do blog!
    Estou ansiosa pelos próximos posts.
    Boa sorte com o recomeço e com o blog!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente preciso dizer que o tema do teu blog é realmente muito original. Desde já faço questão de carimbar meu passaporte nessa viagem bacana que resolvestes encarar. Eu mesma começei meu blog em 2007 e jamais consegui deixá-lo de lado. Boa sorte com a tua aventura. :)

    ResponderExcluir